sábado, 9 de janeiro de 2010

Professor Nativo x Professor Brasileiro

Agora eu vou dar o meu pitaco sobre um assunto muito polêmico que rola por aí e que dá muito pano pra manga nas discussões sobre aprendizagem do inglês.

Tem gente que acha que pro cara ser um bom professor, ele tem que ser nativo, o que eu não concordo, pois nós somos brasileiros, falamos português e ninguém tá aí dando aulas de português para o pessoal, apesar de falarmos fluentemente a língua!

Com o inglês acontece a mesma coisa, pois pelo fato do cara ser nativo, não significa que ele vai ser um bom professor, o que na minha opinião é até pior para aqueles alunos iniciantes, pois geralmente o professor nativo não domina o português e não conhece as dificuldades do aluno brasileiro!

Portanto, a pessoa pra ser um bom professor, a pessoa precisa de..............

1) Competência na língua que vai lecionar: É claro que ela precisa ter um bom domínio da língua que ela vai lecionar. Isso se consegue morando num país onde a língua é falada ou por esforço próprio estudando anos a fio!

2) Personalidade: Acredito que a pessoa pra ser professor ela tem que ter descontração e facilidade em lidar com as pessoas em geral e de preferência que ela não seja tímida (isso não quer dizer que os tímidos não podem ser professores), pois ninguém vai querer ter um professor que se parece com uma avestruz que quer enfiar a cara no buraco que mal consegue olhar pra cara dos alunos! 

3) Qualificação acadêmica: Um bom professor tem que ter uma boa formação em linguística, psicologia, saber bem o que é Language Learning e Language Acquisition e ter certificados internacionais que provam que esse professor tem competência na língua a qual ele quer lecionar! A Universidade de Cambridge oferece testes de proficiência pra aqueles que querem verificar seu nível de inglês e que são reconhecidos internacionalmente. Para maiores informações sobre eles, clique aqui.

Portanto, um professor precisa ter jeito pra coisa (keen on teaching) e não apenas ser fluente na língua! E você, o que acha?


Fonte: Schütz, Ricardo. "Como Escolher um Programa de Inglês." English Made in Brazil . Online. 26 de outubro de 2006.  

Se você quer saber mais sobre essa discussão, acesse e link do caro professor Denilso de Lima, onde ele fala mais sobre esse assunto.

http://denilsodelima.blogspot.com/2009/11/quem-e-o-melhor-professor-de-ingles.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário